Expoagro Afubra inicia na próxima terça-feira com novidades

A menos de uma semana para a abertura dos portões da Expoagro Afubra 2019, o parque de exposições já respira a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar. Na contagem regressiva para o evento, os últimos preparativos são acertados pelas equipes da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e das entidades e empresas expositoras. Entre terça e quinta da semana que vem, o foco das atividades será a temática Tecnologias para o campo: gestão, definida em razão de sua relevância para o desenvolvimento das propriedades.

Para quem entra na feira, uma novidade logo na chegada é o novo pavilhão construído junto ao pórtico de entrada. A obra de 2,5 mil metros quadrados foi edificada em janeiro e fevereiro. Conforme o coordenador de infraestrutura, Agostinho Wilges, a edificação é feita de aço, com cobertura de aluzinco, e substitui as pirâmides de lona utilizadas nas edições anteriores. Este ano, a construção irá abrigar o Espaço Cultural, além da cerimônia de abertura da feira, que deverá contar com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

Outra novidade estrutural da 19ª Expoagro Afubra é o esperado pavilhão da Agricultura Familiar, que foi concluído na semana passada e será inaugurado durante a feira. A infraestrutura climatizada, com 1,5 mil metros quadrados, promete oferecer mais conforto para os expositores e visitantes. Com coordenação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o espaço tem capacidade para receber 150 agroindústrias familiares.

Para finalizar os preparativos até a próxima semana, a Afubra conta com uma equipe de 60 trabalhadores dentro do Parque da Expoagro, que finalizam serviços de jardinagem, pintura e instalações, além de oferecer suporte aos feirantes. O Corpo de Bombeiros de Rio Pardo já está no local para atendimentos referentes ao Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), que é obrigatório para os expositores. Em todos os espaços do parque, o movimento intenso de caminhões, equipamentos e trabalhadores dá indícios de que o evento está prestes a começar.

No Espaço Casa da Emater, os visitantes poderão conferir 20 unidades demonstrativas, preparadas com o objetivo de incentivar a diversificação nas propriedades de base familiar. Conforme o extensionista Mateus Soares da Rocha, são 108 colaboradores envolvidos nos preparativos, que começaram em julho do ano passado. “Hoje trabalhamos diariamente para finalizar tudo”, comenta. Entre os destaques do estande, a supervisora da regional de Soledade, Marinês Bock, aponta o uso de tecnologias digitais na agricultura, o que vai ao encontro da temática da feira neste ano.

Ônibus grátis

Para incentivar a visitação à Expoagro Afubra e facilitar o acesso do público ao parque, novamente será disponibilizado transporte gratuito para os visitantes durante a feira. Os interessados podem embarcar na parada de ônibus localizada na Rua Júlio de Castilhos, na Praça Siegfried Heuser, em Santa Cruz do Sul. No ponto, um colaborador da Afubra entregará um vale de ida até o parque, que deve ser entregue ao cobrador. Para a volta, o embarque acontece em frente ao parque, onde novamente será entregue um vale de retorno. O embarque para a visita à Expoagro Afubra é permitido apenas nessa parada específica. A empresa que fará o transporte será a Viação União Santa Cruz.

Serviço

  • O quê: 19ª Expoagro Afubra
  • Quando: terça, quarta e quinta da semana que vem
  • Local: Parque da Expoagro (Km 161 da BR-471, em Rincão Del Rey, Rio Pardo)
  • Horário: das 8 às 18 horas, com entrada gratuita
  • Informações: www.afubra.com.br ou expoagro@afubra.com.br
Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *