Sead promove seminário sobre diversificação da cultura do tabaco

Florianópolis/SC – Com o objetivo de aprimorar as ações do Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) realiza nos dias 5, 6 e 7 de junho, em Florianópolis (SC), o Seminário Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco. O evento vai reunir representantes governamentais e organizações da sociedade civil, que atuam no tema.

De acordo com o coordenador geral de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional da Sead, Hur Ben Corrêa da Silva, uma das motivações do seminário é analisar os resultados alcançados pelo Programa de Diversificação de Áreas Cultivadas com Tabaco, a partir das orientações propostas da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os convidados do evento estão as entidades executoras das chamadas públicas para serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) participantes do programa.

“Durante o seminário, as entidades de Ater que assistem os produtores de tabaco vão trocar experiências, apresentar os casos de sucesso e apontar os principiais desafios para que se avance na diversificação da produção. Nosso objetivo é aperfeiçoar o Programa para oferecer alternativas economicamente viáveis aos agricultores familiares que cultivam fumo”, explica Hur Ben.

A análise das alternativas geradoras de renda, com foco na qualidade de vida e na sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural entre as famílias agricultoras, serão o tema central do evento, como detalha Hur Ben: “Serão analisados arranjos produtivos, acesso a mercado e políticas públicas que têm mostrado maior potencialidade para serem incorporados pelo Programa de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco”.

Entre as ações da Sead para a diversificação em áreas de cultivo de tabaco estão as chamadas públicas específicas de Ater que já beneficiaram mais de 30 mil famílias nos principais estados produtores, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O subsecretário de Agricultura Familiar (SAF/Sead), Everton Ferreira, estará presente na abertura do seminário e falará sobre o tema, além de reafirmar o compromisso da Secretaria com a meta de criar alternativas economicamente viáveis aos produtores de tabaco.

Na terça-feira, dia 6, a programação do seminário inclui a apresentação das organizações que vem prestando serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural para famílias fumicultoras que buscam alternativas para diversificar a produção. No período da tarde serão realizadas atividades em grupo com a metodologia conhecida como “café mundial”, que permite a interação e contribuição de todos os participantes do evento nas discussões em grupo.

Já na quarta-feira, dia 7, haverá uma plenária de discussão visando identificar as ações, objetivos, alcances, oportunidades, alianças, ferramentas do programa e inclui a participação dos atores envolvidos para o desenvolvimento da agenda futura para a promoção da diversificação.

Programa
Lançado em 2005, o Programa Nacional de Diversificação nas áreas cultivadas com o tabaco, coordenado pela Sead, apoia a implantação de projetos que viabilizem alternativas economicamente viáveis à produção de fumo para gerar novas oportunidades de renda e melhorar a qualidade de vida dos agricultores e também protegê-los do impacto econômico da redução da demanda por tabaco no mundo.

Sobre o seminário
O evento é uma parceria da Sead e da Secretaria Executiva da Comissão Nacional para a implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq) e conta com o apoio do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP/Fiocruz), Fundação do Câncer, Capa, Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Campo (Cepagro), Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais (Deser) e Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Serviço:
Seminário Sobre Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco
Data: de 5 a 7 de junho de 2017
Local: Majestic Palace Hotel. Av. Jorn. Rubéns de Arruda Ramos, 2446 – Centro, Florianópolis (restrito a convidados)

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *