19ª Expoagro Afubra: 112 mil visitantes em três dias

Rio Pardo/RS – A 19ª Expoagro Afubra terminou ontem com saldo positivo de público. Com crescimento de 15% sobre o resultado de 2018, a feira terminou com 112 mil visitantes e a certeza de que a agricultura familiar é uma das grandes forças econômicas do Vale do Rio Pardo. O resultado em negócios deverá ser divulgado até a próxima semana, quando será possível mensurar o total de vendas e financiamentos firmados nos três dias de atividade no parque em Rincão Del Rey, Rio Pardo.

Segundo o coordenador geral da Expoagro, Marco Antonio Dornelles, além do público, que superou a edição passada em 14 mil pessoas, o montante de negócios realizados no recém-inaugurado Pavilhão da Agroindústria Familiar é outro dado positivo da 19ª edição da feira. “Houve um crescimento de 25% nessa área. Tivemos o mesmo número de empreendimentos, com 149 famílias, mas o valor de produtos comercializados foi maior, fechou em R$ 792,5 mil neste ano”, revela.

O balanço final da Expoagro será feito segunda-feira. A previsão da organização era de totalizar o montante de negócios no parque ainda ontem. No entanto, faltaram os dados de financiamentos bancários, realizados nos três dias de feira. “Estamos otimistas pois os expositores também ficaram satisfeitos”, complementa Dornelles. Na edição passada, a feira computou R$ 60,89 milhões, com 428 expositores no segmento agropecuário.

Para o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner, a edição 2019 da feira se encerra muito bem. Werner diz que a Afubra coordena a Expoagro contando com uma série de parcerias. “É um conjunto de forças, entidades, apoiadores, produtores, municípios e patrocinadores. Nós coordenamos a feira, mas ela só é um sucesso em função da quantidade de parcerias firmadas.”

O presidente antecipou que para a edição de 2020 haverá ampliações estruturais. O Pavilhão da Agricultura Familiar terá o dobro de área, e um novo complexo de banheiros será construído. Ainda no rol de melhorias, o governo federal se comprometeu em criar um acesso mais seguro ao parque eao Centro Vocacional Tecnológico, no quilômetro 161 da BR471. “O pavilhão das agroindústrias terá 3 mil metros quadrados, com a instalação de um pequeno auditório, uma área de processamento de alimentos e banheiros próximos”, diz Werner. No ano que vem, a Afubra completará 65 anos de fundação e a Expoagro entrará para a 20ª edição.

Share

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *